29 de Outubro de 2020

Viagem para o Sul do Brasil: 15 Destinos Imperdíveis

Compartilhe

Se sente preparado pra planejar uma viagem para o sul do Brasil?

Quanto mais cedo começar, melhor, pois atrações são o que não faltam. Veja as dicas a seguir para ir conhecendo um pouco sobre cada região!

Viagem para o Sul do Brasil: quando ir?

Para quem mora em outras regiões do Brasila expectativa é enfrentar frio. Principalmente pra quem está acostumado com o clima do norte e nordeste!

Com temperaturas médias de 20ºC ao longo do ano e até mesmo a eventual presença de neve, muitos buscam o Sul pelo frio e as atrações que ele traz consigo.

Há muitos lugares para conhecer no sul do brasil no inverno, que estão bem equipados para tirar o melhor proveito do clima!

Porém, não pense que é sempre frio. No verão as temperaturas ainda podem ultrapassar 30ºC. Ótima notícia pra quem pensa em aproveitar uma praia sulista!

As estações do ano são bem definidas, ao contrário das regiões mais ao norte do Brasil, que só são percebidas como seca e chuvosa.

Por isso é importante estar atento às peculiaridades de cada local que deseja visitar para saber mesmo quando ir.

O que tem de especial no Sul do Brasil?

A cultura no Sul nasceu com muita influência de europeus que imigraram na época da colonização do Brasil.

Até mesmo em Blumenau ocorre o Oktoberfest, um famoso festival de tradições e origens alemãs que acontece em outubro.

Se quiser conhecer um pouquinho da europa mesmo sem sair do Brasil, já sabe onde visitar!

Mas a região também desenvolveu suas próprias marcas culturais e tem até mesmo traços em comum o Nordeste brasileiro, como por algumas festas e danças similares, e com Argentina.

Afinal, é difícil ouvir falar dos estados do Sul sem ficar sabendo sobre uma famosa bebida feita com mate, o Chimarrão.

Viagem para o Sul do Brasil: Principais atrações no Paraná

Para começar a montar um roteiro para o sul do Brasil é preciso, então, saber as principais atrações de cada um de seus três estados.

Vamos começar pelo Paraná, o estado mais ao norte desta região, que possui um grande foco nas atividades turísticas.

É conhecido por ter um grande número de parques, belas cidades e um litoral, a leste de Curitiba, sua capital.

Cataratas do Iguaçu, Foz do Iguaçu, Paraná

Este é um dos destinos bons de se visitar no verão! Não, não é uma praia, mas as potentes correntezas e quedas d’água das Cataratas do Iguaçu mostram seu maior esplendor na época chuvosa.

Porém, é igualmente boa de se visitar no inverno, pela comodidade de ter menos movimento e preços mais baixos.

Essa época é de seca, mas prepare-se para sair molhado ao chegar perto das Cataratas!

A estrutura é muito boa para receber turistas e há uma boa diversidade de atrações na região, como presenciar as belezas naturais do Parque Nacional do Iguaçu.

 

Curitiba, Paraná

Difícil de descrever em poucas palavras, Curitiba está entre as melhores cidades do sul do Brasil para turistas.

Para simplificar seu plano de viagens, você pode incluir um passeio na Linha Turismo, um transporte coletivo que passa pela maior parte das grandes atrações da capital.

Há opções de lindos parques, bairros e ruas pra se passear, fascinantes obras arquitetônicas, ricos museus, teatros e praças.

Sem deixar pra trás o famoso Jardim Botânico, com seus belos jardins externos bem planejados e a estufa de vidro, inspirada no Palácio de Cristal, em Londres.

 

Londrina, Paraná

Assim como em Curitiba, o Jardim Botânico de Londrina também possui sua fama, sendo usado, assim como o curitibano, como centro de pesquisa e conservação de espécies exóticas.

Áreas para lazer e passeios também não faltam, dentre uma grande variedade de parques e praças.

O Zerão, por exemplo, é uma grande pista de caminhada em forma de zero que contém muito gramado e quadras poliesportivas.

Há inúmeras atrações que merecem visita: museus, monumentos, igrejas, mesquitas, reservas indígenas e até homenagens aos imigrantes japoneses no Brasil, como a Praça Tomi Nakagawa.

 

Ilha do Mel, Paraná

Depois de falar no litoral do Sul, não pode faltar essa recomendação. A Ilha do Mel é um ótimo ponto, tanto para aventureiros quanto para casais buscando um sossego!

A região, especialmente as praias, são pouco urbanizados, por serem uma área de proteção ambiental.

Normalmente não há tantos visitantes, o que torna a Ilha do Mel um bom ponto para uma viagem romântica no sul do brasil, passando pelas praias desertas!

Mas também há várias grutas, trilhas e um bom espaço natural para ser explorado, sem muita interferência de máquinas, o que atrai praticantes de ecoturismo.

Aproveite muito mais sua viagem alugando um carro. Descontos exclusivos para você, confira!

 

Canyon Guartelá, Paraná

Mais um destino fantástico para turismo de aventura, campistas, esportistas e fãs de ecoturismo: o Canyon Guartelá, no município de Tibagi.

Localizado no Parque Estadual do Guartelá, este Canyon, o sexto mais extenso do mundo, pode ser acessado através de uma trilha ou ainda ser contemplado no mirante.

As agências de turismo na região oferecem trilhas e passeios guiados pelas atrações da região.

Também há áreas de camping espaçosas e com uma boa estrutura e, para uma visita cultural, é possível visitar o sítio arqueológico da região para ver as pinturas rupestres milenares.

 

Viagem para o Sul do Brasil: Principais atrações em Santa Catarina

Há uma boa diversidade de pontos turísticos no sul do Brasil. O estado de Santa Catarina abriga ótimos exemplos.

Cheia de destinos tranquilos, outros mais urbanizados, com muitas atrações únicas, ou que atendem às maiores necessidades dos turistas, Santa Catarina merece a atenção que recebe!

Beto Carrero World, Penha, Santa Catarina

Frequentemente classificado como o maior parque de diversões de todo o Brasil, o Beto Carrero World impressiona por suas atrações, opções de entretenimento para diferentes idades e para toda a família.

É um mundo de novas experiências que aguardam no parque, mesmo para quem já foi antes mas principalmente pra quem nunca esteve lá!

Vale consultar, dentre os pacotes de viagem, qual atende melhor a sua programação. As opções com certeza fazem juz à diversão oferecida e proporcionam uma experiência tão contagiante quanto outros parques mundialmente famosos.

O parque se mantém aberto o ano todo, especialmente em períodos de férias, e a alta estação acontece no verão, quando pode-se tirar um ótimo proveito das atrações aquáticas em pleno verão!

Balneário Camboriú, Santa Catarina

No litoral de Santa Catarina encontra-se o município do Balneário Camboriú. Um ponto quentíssimo para turistas.

Não nas temperaturas, que costumam ser mornas ou amenas, mas sim na agitação que a cidade pode ter durante as épocas de alta temporada, no verão, e durante as férias.

Há inúmeras praias, praças, parques e ilhas na região que merecem uma visita para um bom relaxamento.

Mas os bares e casas noturnas não ficam pra trás na popularidade! Outro dos marcos da cidade, também muito frequentado, é a estátua do Cristo Luz, que se parece o Cristo Redentor, mas portando o Sol, com um holofote que ilumina a cidade

 

Blumenau, Santa Catarina

Muitas das atrações deste local se concentram na Vila Germânica, no bairro da Velha, e na Rua XV, que fazem referências e homenagens à cultura alemã e servem como ponto para muitas atrações e festas nesta temática!

A cidade não fica no litoral, mas é cortada pelo Rio Itajaí-açu, que abriga vários esportes aquáticos. Na região também não faltam bares, cervejarias e museus de história!

Este local maravilhoso é frequentemente considerado como uma das cidades mais bonitas do sul do Brasil, junto de Curitiba e Florianópolis.

Locais como o Parque das Nascentes, a Feira de Artesanatos, o Parque Ecológico Spitzkopf e o Parque Ramiro Ruediger podem facilmente te convencer que é verdade!


Florianópolis, Santa Catarina

Chegamos na capital do Santa Catarina, situada, em maior parte, na Ilha de Santa Catarina, conectada ao continente por três pontes.

Uma delas, que inclusive é um dos pontos de referência na cidade, pode ser vista do Parque da Luz, junto a um belo pôr-do-sol e uma ótima vista da Ponte Hercílio Luz e sua bela decoração luminosa.

Aproveitando a decoração noturna, há várias opções de bares, restaurantes e casas noturnas em todas as regiões de Florianópolis, especialmente no Centro, próximo à Lagoa da Conceição.

Uma boa forma de conhecer a cidade é o Floripa by Bus, um transporte coletivo turístico com três opções de roteiros que passam por praias, lagos e as mais famosas atrações culturais da cidade. Outra opção é alugar um carro para conseguir explorar a região.

 

Serra do Rio do Rastro, Santa Catarina

Não muito distante de Florianópolis, temos a Serra do Rio Rastro, marcada por montanhas íngremes cortadas por estradas curvas que oferecem uma vista panorâmica fenomenal.

Na região há ótimos restaurantes e resorts, para aproveitar numa boa, mas também há opções que envolvem caminhadas e passeios pelas serras, morros e cascatas.

Para os mais aventurescos, também há grutas e pontos frequentemente visitados para a prática de esportes como escalada e rapel!

Atenção à temperatura, também. Pela altitude e pelos ventos, pode ficar realmente frio por lá, então cheque as previsões de tempo e leve roupas apropriadas!

É um lugar lindo, demarcado para proteção ambiental, e por isso mantém uma paisagem natural de tirar o fôlego.

 

Viagem para o Sul do Brasil: Principais atrações no Rio Grande do Sul

Em uma viagem para o sul do Brasil, o Rio Grande do Sul se mostra uma ótima opção, sendo o mais populoso e culturalmente diverso desta região.

Mais de um milhão de turistas estrangeiros visitam esse estado todo ano, pra não falar nos que vêm do próprio Brasil!

Dentre as localidades mais visitadas estão o litoral, com seus muitos lagos, rios, canais e praias, a famosa Serra Gaúcha.

O local abriga Canela, Gramado, e o Vale dos Vinhedos, com a maior concentração de produtores de vinho no país.

Vale dos Vinhedos, Rio Grande do Sul

Abertas e receptivas o ano todo, as vinícolas do Sul recebem inúmeras visitas. Por isso, podem-se esperar várias opções de hospedarias e restaurantes próximos.

Opções culturais também tiram bom proveito da quantidade de visitantes, com diversos museus, armazéns e ateliês que envolvem os turistas e informam sobre a cultura da região e suas origens.

Além de ir conhecer as dezenas de produtores de vinho, é comum dar um passeio pela região para conhecer igrejas, museus, memoriais, lojas de artesanato e restaurantes de gastronomia exemplar.

Cambará do Sul, Rio Grande do Sul

Chegamos a um dos pontos que chegam aos frios mais intensos do Brasil – A terra dos Canyons: Cambará do Sul.

Quer se aconchegar em um hotel quentinho, com paisagens naturais maravilhosas e próximo a estabelecimentos gastronômicos de primeira? Então escolheu o lugar certo.

Mas para quem gosta muito de passeios, há uma série de guias e agências que transportam turistas por entre os pontos mais populares de Cambará do Sul.

Há muitas cachoeiras e pontos para se fazer trilhas, caminhadas e visitas guiadas. E várias lojas na cidade, pra poder trazer uma lembrancinha para casa!

 

Gramado, Rio Grande do Sul

Cidade vizinha de Canela, Canela é mais um dos lugares no Rio Grande do Sul que vê neve com certa regularidade, assim como Cambará do Sul.

Mas ainda não é um evento tão frequente. Exceto na Snowland, um parque de diversões fechado e neve artificial, patinação no gelo, snowboard e várias atrações congeladas!

Não tão fria é a Rua Coberta, um ponto super agradável que reúne lojas, bares e restaurantes sob uma área aconchegante e parcialmente fechada, protegida do tempo frio e chuvoso.

Não vai faltar o que fazer, seja para um passeio tradicional ou uma visita ao Vale dos Dinossauros, um parque cheio de dinossauros animatrônicos, que traz informação e diversão a quem visita.

Dentre os muitos pontos turísticos de Gramado, um dos que chama mais atenção é o Lago Negro, que atrai casais, transeuntes e fotógrafos por seus belos jardins e até pedalinhos no lago!

Parque Nacional Aparados da Serra, Rio Grande do Sul

Em dúvida se visita o Santa Catarina ou o Rio Grande do Sul? O Parque Nacional Aparados da Serra se encontra na fronteira entre os dois!

Próximo de Cambará do Sul e na ponta mais extrema ao sul de Santa Catarina, perto de Praia Grande, se encontra esta unidade de conservação ambiental.

O parque é lar de várias espécies protegidas, que podem ser vistas durante uma das muitas trilhas e passeios guiados por dentre os canyons e serras na região.

Caxias do Sul, Rio Grande do Sul

Caxias do Sul é um lugar tão diverso que pode muito bem reunir todas as atrações que citamos até aqui.

Canyons, áreas ambientais protegidas, cachoeiras, vinhedos, museus, grutas, igrejas, gastronomia típica e muita cultura, tudo isso se encontra nesta cidade gaúcha!

Vai ser até difícil decidir onde visitar primeira, dentre águas termais e construções históricas!

 

Passagens aéreas para o Sul do Brasil

E aí, aprendeu o bastante para planejar sua viagem para o sul do Brasil?

Destinos famosos não faltam, nem vai faltar o que fazer em cada um deles. O que falta então é comprar sua passagem!

Melhor ainda se for na promoção. Crie um alerta para receber as últimas novidades e acompanhe nosso Portal Online e nossas redes sociais, pra poder ficar em dia com as novidades e descontos!

Vantagens Promo:
A Gratur em parceria com seus fornecedores oferecem as melhores ofertas para você economizar na sua viagem!
Encontre cupons e descontos para seguro viagem, hotel, aluguel de carro, e muito mais!
Clique aqui e confira.